Cantata - Originalmente uma peça cantada, na qual uma pessoa recitava um drama em
verso acompanhada por um único instrumento. No século 17, o acompanhamento se torna mais
complexo e elaborado. No século 18, as cantatas passaram a ser escritas para coros com
diversos solistas, algumas vezes com prelúdios e interlúdios orquestrais
Concerto - Essa palavra tem dois sentidos em português:
1) qualquer performance pública de música. O concerto oferecido ao público em geral,
com entrada paga, surge na passagem do século 18 para o 19, respondendo ao crescimento de
uma classe média nas cidades. Antes disso, a música só era apresentada na corte, na
igreja, ou em casas particulares.
2) Peça musical, de grande escala, que opõe um ou mais instrumentos solistas à
orquestra. Nos séculos 17 e 18, muitos "concertos" são simplesmente peças
para conjunto. O "concerto grosso" barroco é uma composição em que um grupo
da orquestra tem papel proeminente em relação ao resto do conjunto (os "Concertos
Brandenburgueses" de Bach são um bom exemplo). A partir de meados do século 18, o
concerto assume cada vez mais a noção de um contraste dramático entre um solista e a
orquestra inteira. Esta idéia moderna do concerto deriva, em boa parcela, das árias e
cenas operísticas, com o papel dramático e musical do cantor assumido pelo instrumento
solista.
Lista seleta de concertos:
1. J. S. Bach (1685-1750), "Concertos para violino e orquestra"
2. Vivaldi (1678-1741), "As Quatro Estações"
3. Mozart (1756-91), "Concerto ns. 20 e 21 para piano e orquestra"
5. Beethoven (1770-1827), "Concertos 3, 4 e 5 para piano e orquestra"
9. Bartók (1881-1945), Concerto para orquestra
Estudo - Composição musical de forma livre, que favorece o desenvolvimento
técnico do instrumentista
Fantasia - Composição instrumental sem forma determinada
Fuga - Forma complexa de composição polifônica com base em um tema (o
"sujeito"), que é apresentado sob várias formas, geralmente acompanhado por um
tema secundário ("contra-sujeito")
Lied - Termo alemão que designa todas as formas vocais simples. A palavra é
usualmente empregada para designar as canções eruditas alemãs (Schubert, Schumann,
Brahms, Mahler, Strauss)
Oratório - Gênero musical dramático, de tema religioso, com solos, coro e
orquestra
Poema Sinfônico - Grande composição para orquestra sinfônica, exprimindo uma
ação
Prelúdio - Originalmente, era o trecho que antecedia uma Fuga; depois, tornou-se
uma peça de estilo livre.
Rapsódia - Composição musical sobre temas de melodias folclóricas
Réquiem - Música sacra destinada às missas pelas almas dos mortos
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